Foto: Gilberto Ferreira
Nos últimos dias, estabelecimentos que estão interditados devido a Operação Maturin foram alvos de arrombamentos em Santa Maria. Ao total, quatro distribuidoras de bebidas e um supermercado foram fechados pela Polícia Federal (PF), que devem ser esvaziados totalmente até o final desta semana.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na madrugada da última quinta-feira (26), uma dessas distribuidoras, localizada na Avenida Presidente Vargas, foi alvo de um arrombamento. Dois homens foram flagrados no local, porém, segundo a ocorrência policial, eles não chegaram a levar nada. Já na madrugada desta segunda-feira (30), o supermercado, localizado no Bairro Juscelino Kubitschek, também foi roubado. Na ocasião, um jovem de 22 anos foi flagrado furtando produtos de dentro do local.
No início de setembro deste ano, a PF encaminhou ao Ministério Público o inquérito da Operação Maturin e a denúncia foi encaminhada à Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, em Porto Alegre. Na última sexta-feira (27), houve uma resposta da Vara, que acatou essa denúncia e determinou a alienação total dos bens que estão no interior destes estabelecimentos, que serão encaminhados para leilão público.
Esses bens são os móveis e as mercadorias que ficaram nestes locais. Segundo a PF, já foi feito o recolhimento total da loja de bebidas da Avenida Presidente Vargas, que agora está vazia. Até o fim da semana espera-se que o mesmo recolhimento total seja feito nas outras distribuidoras e também no supermercado.
Ainda de acordo com a PF, os arrombamentos que foram cometidos nestes locais teriam sido feitos por moradores da região, com finalidade de consumo. Porém, foi aberta uma investigação da Polícia Civil para apurar esses fatos.